O curso é um convite para refletirmos sobre algumas características de nosso tempo: o papel da tecnologia na vida cotidiana, a construção do conhecimento na sociedade da informação, nossa participação efetiva nesse processo e como inseri-lo em nossa ação de trabalho educacional, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação e a inclusão social de crianças, jovens e adultos.
Estudaremos quatro módulos:
I - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola:
Refletir sobre o papel do educador e da unidade de ensino frente à presença das tecnologias no espaço escolar.
II - Internet, hipertexto e hipermídia:
Apresentar a Internet como espaço colaborativo, de pesquisa e publicação sobre o que é realizado nas instituições de ensino.
III - Prática pedagógica e mídias digitais:
Apresentar possibilidades pedagógicas de exploração de mídias digitais e os repositórios de mídias na Internet, em particular, os do MEC.
IV - Currículo, projetos e tecnologia:
Identificar as concepções de currículo e ressignificação diante das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento e as características do currículo construído por meio de desenvolvimento de projetos com uso das tecnologias.
"A tecnologia traz uma nova forma de organizar a produção de conhecimento."
ResponderExcluirNelson Pretto
É através dela que atualizamos o nosso trabalho e fazemos com que ele se torne atual e atrativo para os alunos que convivem plenamente com as novas tecnologias.
ResponderExcluir